26
Ago 09

 

 

A aula desta manhã decorreu em ambiente familiar: uma apresentação a duas mãos, com Carlos Coelho e Rodrigo Moita de Deus a demonstrar um entrosamento que só está ao alcance de bons comunicadores. Este módulo é um dos ex-libris da UV desde as primeira edições com imensa informação útil, até mesmo para os participantes mais experientes nesta academia.

Comunicar Bem; Escrever Claro; Contactos com a comunicação social; Novos meios; Quinze conselhos para falar claro.... é esta a organização da aula. Pelo meio somos guiados pela importância da mensagem, dos três elementos da comunicação (emissor -> mensagem ->receptor), introdução às técnicas KISS, BUZZ e SOUNDBITE, ao vocabulário cool e às "palavras proibidas" em comunicação, escrever comunicados e como estar numa conferência de imprensa.

Das matérias que suscitou mais interesse foi a interacção com os novos meios, e o peso real que eles têm na comunicação de hoje, competindo taco a taco com os grandes meios tradicionais. 

De realçar como a UV interactiva continua a marcar pontos, conseguindo participações de sítios tão remotos como o Dubai, onde nos seguem atentamente. Via mail, um aluno da UV2004, Humberto Monteiro, lançou aqueles que considera os grandes erros numa intervenção: interromper os outros; pedir desculpa antes de começar a falar; terminar a intervenção com frases dos outros.

Entrando a toda a velocidade na fase de perguntas, surgem novos temas, onde entre outras se destaca o poder dos media, o factor "carisma", a artificialidade do agente político vs. humanização, a redacção de discursos, a conciliação, em campanha, da mensagem (e formas de estar) irreverente da "jota" com o maior "conservadorismo" do partido, a transmissão das realidades mais duras e resultado eleitoral, como conquistar uma audiência hostil, como controlar a mensagem neste mundo de informação "instantânea", em que a notícia corre à velocidade do evento, formação na escola em matéria de capacidade de expressão oral.

Um marco em todas as UV's!


comentários:
É de facto uma boa iniciativa a UV, também gostaria de ir... é pena é não conferirem os dados de quem vos escreve! o tal Henrique Monteiro de facto chama-se Humberto Monteiro, e conheço-o muito bem. Foi aluno em 2004, é militante de uma secção da Guarda como eu, e que eu saiba está bem vivinho da Silva aqui perto, em Pinhel, pois deve ser tão vigaro como o suposto Eng.º que fez aqui uns trabalhinhos, o José Sousa que agora é Primeiro-Ministro.

Dubai?

LOL
Albino Valente a 27 de Agosto de 2009 às 03:36

Caro Albino,

Obrigado pela atenção. A informação relativamente ao nome e ao ano do Humberto Monteiro já foi corrigida. De facto, no rascunho, os dados estavam como indicaste, foi na minha transposição para post que ocorreu a falha.

Quanto ao Dubai, essa é a informação que temos, que está inclusivamente disponibilizada na sua página de Facebook. Iremos manter-nos fiel a ela.

Quanto à UV, candidada-te e para o ano cá te esperamos ;)

Grande abraço,

Nélson Faria
(UV2005)
uv2009 a 27 de Agosto de 2009 às 10:08

Ok, obrigado pela dica.

Quanto a Facebook e redes sociais a minha opinião é que cada vez mais há malta que faz publicidade de si próprio.

São estas redes sociais que privilegiam quem muito escreve e fala, e quem pouco faz, mas são opiniões.

Boa continuação de trabalhos!

Albino Valente a 27 de Agosto de 2009 às 15:10

Nesse campo, a UV sente-se perfeitamente à vontade: já faz muito desde 2003, e só usa o FB e o twitter para passar o trabalho que faz ;)

Abraço
uv2009 a 27 de Agosto de 2009 às 15:12

Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho, é de facto notável e adorei fazer o acompanhamento o ano passado, que repito este ano
Albino Valente a 27 de Agosto de 2009 às 15:15

arquivos
2009

A UV é Política de Verdade

as minhas fotos
pesquisar
 
Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22




blogs SAPO